quinta-feira, 15 de maio de 2008

Onde eu fui amarrar meu camelo.

Lá nos Emirados Árabes Unidos.Num país do Oriente Médio, uma federação de monarquias islâmicas (emirados). Uma cultura distinta, clima desértico, com fuso-horário de 7 horas (a mais) de diferença do Brasil. Na cidade que mais cresce no mundo, Dubai. 80% de todos os guindastes do mundo está lá. As construções trabalham freneticamente 24 horas por dia, fazendo da cidade um imenso canteiro de obras. O Turismo será em breve a principal atividade econômica quando o petróleo escassear. Ou imagina você que vai durar para sempre?

Muitas pessoas me perguntam:"O que te deu na cabeça de ir morar tão longe".Ou dizem "Nossa lá é um país tão diferente, o que você vai fazer lá?" Posso dizer que essas foram as primeiras perguntas que me fiz quando participei do Open Day da Emirates/Flyright International.

Eram oito horas da manhã e à porta EACON (escola de aviação) haviam muitos candidatos trajados socialmente ao estilo da aviação: rapazes de terno, garotas de tailleur com cabelo preso e mãos estilo Dona Pina. Todos aguardavam a palestra que teve início 15 minutos depois, conduzida por uma mulher loira muito bem vestida e com um sorriso encantador.

Ela começou cumprimentando a todos e logo ganhou a confiança da platéia, enquanto apresentava o país e a empresa para a qual estava recrutando. Fiquei maravilhado com a oportunidade de trabalhar para uma das melhores empresas de aviação do mundo em um país em franca expansão e, confesso, com o carisma da palestrante também. Retornei para casa indagando-me sobre os prós e contras e decidido a continuar na via sacra que culminaria na minha contratação pela Emirates.

Neste íterim pesquisei na internet durante dias a fio, a cultura, o sitema econômico, político e social. Averiguei informações sobre a lei trabalhista, o custo de vida, o mapa da cidade, o valor dos aluguéis e a lei de inquilinato local e adquiri o hábito diário de ler o Gulf News .

Então seguiram-se o Acessment Day (testes) e a entrevista onde fui aprovado pela Diretora de RH da Emirates e pelo Gerente de Airport Services. De posse da carta de intenção aguardei por mais 5 meses até receber a "golden call" chamada telefônica informando o envio do contrato de trabalho e o pedido de exames médicos.

Pediram vários exames, eletrocardiograma, hemograma completo, raio X do tórax, hepatite A e B, HIV, raio X panorâmico dos dentes, exame ocular e audiometria...Ufa! Pareceu-me até teste para astronauta! Essa altura o leitor deve estar pensando:"Nossa não vai terminar nunca!"mas já está acabando...Recebi então os vistos e os bilhetes e neste momento faltam 6 dias, 22 horas, 29 minutos e 30 segundos para a decolagem rumo a Dubai!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Fred!!!
Super legal seu Blog...
Abraçao!!!
Ivan e Angela