quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Aeroporto

Custaram-me alguns dias ate poder entender o que é o aeroporto internacional de Dubai. No dia de apresentar-me ao serviço conheci só uma pequena parte. Levei três dias para ver tudo superficialmente. São dois terminais enormes e um terceiro em construção como tudo aqui neste lugar.

Existe uma entrada para os funcionários chamada supergate, no portão três. Supergate porque tem uma mega operação de inspeção policial,somos inspecionados na entrada, na saída e em vários outros pontos intermediários.A máquina de raios-x e os detectores de metais são rotina e às vezes um teste de paciência, principalmente quando apitam para a fivela do seu cinto ou o metal do crachá. Não tem choro nem vela, tem que tirar.

A revista é feita pela policia de Dubai que trocou a farda estilo Sadan Hussein, pelo terno e gravata para parecer mais amistosa aos turistas. Os policiais que trabalham aqui são na sua maioria educados e bem apresentados. A metade do efetivo é policial feminina e trabalha com as roupas tradicionais muçulmanas, abaia e hijab.


Ao chegar ao Supergate leva-se uma hora ate atravessar toda a pista de decolagem e os portões e bater o ponto no check-in. O tamanho assusta, e a circulação pela pista de decolagem é feita através de ônibus de funcionários. Nessa semana desci no ponto errado na pista de decolagem e levei meia hora para atravessar para o outro lado da pista de decolagem bater o ponto e retornar a minha rota normal. Parece até moleza, mas tente fazer isso com sol na cabeça, um calor de 48ºC e vestindo terno e gravata.O ponto aqui é biométrico, ou seja, tem que escanear palma da mão para bater o ponto, na entrada e na saída.

As aeronaves da Emirates são maioria aqui, é lindo ver os Boeings 777 perfilados nos portões. Em Agosto chegará o tão esperado Airbus A380, o maior do mundo com configuração pra 640 passageiros.
O mais bonito aqui são os portões de embarque, parecem um shopping center, o duty-free de Dubai tem tudo e mais um pouco, desde souvenires até carros, e as tamareiras enormes perfiladas no lobby central dão um clima agradável ao setor.


O aeroporto tem também varias mesquitas localizadas em todos os setores, próximas aos banheiros, já que o muçulmano deve lavar os pés, as mãos e o rosto antes de entrar nos locais de oração. Cinco vezes ao dia o alto falante anuncia a chamada do imã para orar, são cortados todos os anúncios e um cântico com os versos do Alcorão é entoado. Todos os muçulmanos atendem, inclusive os funcionários em serviço, quando não é possível ir na hora eles vão um pouco depois, mas vão sempre. Na próxima edição falarei mais sobre religião e costumes locais já que estou estudando e experimentando sobre o assunto esta semana.

Um comentário:

Marilu Martins disse...

Fred,
que delícia te encontrar aqui. A Andrea me passou seu blog e estou adorando. Sua ida, suas histórias e essa experiência MARAVILHOSA que vai ser viver aí.
Aproveite, mesmo tire tudo de bom que esse lugar pode lhe dar e depois volte pra contar pra gente pessoalmente.
Boa sorte e tudo de bom....vou ficar espiando sempre!
Aproveita e espia o meu blog também...
Beijao
Marilu
Ps.Espero que se lembre de mim!!!!hehehehe Marilu- ex-TVC!!!