quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Recebendo 2009 No Dubai International Airport


Queridos leitores, desculpem-me pelo atraso nas postagens. O ritmo alucinante do fim de ano e os preparativos para as férias me fizeram deixar o blog de lado um momento, mas agora retomo de onde parei.

Logo ao despertar, na véspera do ano novo, abri a página do Gulf News na internet e deparei-me com a notícia incomum: "Residentes de Dubai acolhem a decisão de receber o ano novo com sobriedade". Devido aos ataques em Gaza sua alteza o Shaikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum ordenou o cancelamento de todas as formas de celebração do ano novo em solidariedade aos palestinos.

Mas nem todos os residentes acolheram tão bem assim esta decisão. De imediato liam-se comentários de nossos compatriotas tupiniquins nas comunidades do Orkut em protesto contra tal medida, uma vez que foi proibido o come, bebe e sei lá mais o quê de fim de ano como é de costume em nossa nação. Essa notícia foi dada também em primeira mão no site da Karina o Ah! Libanesa, onde deixei um comentário informal (leia-se esculhambada) que traduz a seguinte idéia:

Muita gente ficou ressentida por perder a sua reserva no hotel de luxo e abdicar dos excessos desta época do ano, mas se formos refletir a legitimidade do decreto: Não é o dia primeiro de Janeiro mundialmente conhecido como Dia da Fraternidade Universal? Existe solidariedade maior do que o respeito devido àqueles que passam agora por momentos de crise? A maioria de nós imagina ser o primeiro dia do ano um festival de excessos distanciando-se do real significado da data: fraternidade.

Como de costume na vida do aeroportuário, feriado é dia de trabalho. Quarta feira, 31 de Dezembro de 2009, o dia mais mole da minha escala semanal. Expediente de seis horas somente, das 22:00 às 04:00 no vôo para Atenas da Olimpic Airways, companhia aérea estatal grega.

O pequeno Boeing 737-400 com seus 16 assentos na business class e 102 na econômica estava tranqüilo, somente metade da capacidade reservada. Foram-me designados somente dois funcionários no check-in e um na área de conexão interna dos portões conhecida como transfer desk, que acolhe os passageiros em conexão internacional que não saem do aeroporto durante o trânsito. Havia muitos passageiros com conexões de Atenas para JFK New York, por isso recomendei à equipe que tomasse cuidado adicional na verificação e inserção de dados de passaporte como requerido pelo governo americano. As multas da FAA (Federal Aviation Association) são da ordem de US$ 2.000,00 por passageiro que nos esquecemos de inserir no sistema de imigração americano antes da partida dos vôos.

Logo na entrada do briefing room meu celular tocou. Atendi e recebi os votos de feliz ano novo da Karina e iniciei a noite mais alegre. Embora este não seja o primeiro nem o último ano novo nos aeroportos do mundo a gente sempre fica com a cabeça nos amigos e parentes nesta data.

Segui para o escritório da Olimpic onde um senhor de um metro e noventa com uma barba de quase meio metro que deixa até Moisés com inveja me recebeu (Se ele autorizar eu reedito a postagem com a foto dele). Alegre como sempre o Sr. Firoz indiano de Bombay iniciou o briefing do vôo. Lembrou-me dos passageiros com conexão para Madrid e dos incidentes que ocorrem com alguns devido a excesso de peso na bagagem de mão e pediu-me para ficar alerta.

Uma das vezes que fiz este vôo uma senhora tentou embarcar com quatro bagagens de mão pesando cada uma sessenta quilos, lotadas de telefones celulares. Tivemos que impedir seu embarque. Essa prática viola as normas de segurança de vôo pois as bagagens pesadas podem abrir os compartimentos e cair sobre os passageiros causando ferimentos. Em 1998 a bordo de um vôo da TWA uma passageira faleceu porque uma bagagem pesada caiu sobre sua cabeça.

O chek-in abriu no primeiro minuto de 2009 uma vez que o OA346 partia às 03:00. Iniciamos com um feliz ano novo aos passageiros e tudo ocorreu conforme previsto. No momento do fechamento apareceu a senhora das malas, aquela que negamos o embarque da outra vez. Como era de se esperar trazia mais bagagem do que o permitido e quando me viu retornou com as bagagens para fora do aeroporto onde outra pessoa as levou embora. Estratégia frustrada, ela bateu em retirada para a segurança de todos e depois embarcou sem bagagens de mão.

Mais uma vez, como no Natal, foi anunciada neblina após as 03:00 e meu vôo partia às 03:00. Conseguimos reunir os passageiros com boa antecedência e o OA346 partiu com vinte minutos de antecedência.

Na estrada as 04:00 da manhã a neblina estava impossível. Embaçava meu capacete e meus óculos obrigando-me a reduzir a velocidade e sinalizar o alerta. Cheguei cansado mas tranqüilo, com a sensação de dever cumprido no primeiro dia deste ano de 2009.

3 comentários:

Aline Lima disse...

Ou seja, você já conseguiu tirar a habilitação de moto?

Ana disse...

Não sei porque a história da passageira vitima da bagagem me fez dar uma risadinha hehehe Tão pouco discreta com um leve sentimento de culpa(poxa sou solidária sim!).
Que vida agitada hein?!Mas isso é tri massa.
Lendo assim, parece que vejo tudo como em filme.
Celular tocando... você atendendo... Karina falando... Ralauuu!!! hehehe
Mas é verdade.Por isso que adoro blogs, eu literalmente viajo hehehe

Beijo Grande
Que bom que voltou
E vê se não some!!!Pô consideração!!! hehe Brincandeirinha!!!
Estou feliz por estar de volta

ps: Aguardo a barba do Moisés :)

BJu BJu BJu

Aline Lima disse...

Ola Fred!
Adorei o seu blog também e em breve estarei aí.

Posso listá-lo no meu também?

Abraços