sábado, 11 de julho de 2009

Você quer voar em pé?


A empresa irlandesa Ryanair anunciou a sua intenção de enviar um pedido aos fabricantes de aeronaves para um projeto de vaga para passageiros transportados em pé.

Conhecida pelo burburinho que suas extravagantes estratégias de marketing e contenção de despesas têm causado, esta companhia de perfil baixo custo também sugeriu entre outras medidas as seguintes:

  • Cobrança pelo uso dos sanitários à bordo, inclusive do papel higiênico, por um sistema de depósito de moedas como o das máquinas de refrigerantes. Ou seja, além do passageiro pagar ainda deverá ter troco exato para satisfazer suas necessidades fisiológicas básicas em pleno vôo.
  • Imposto de obesidade para quem está acima da média de peso.
  • Sobretaxar a passagem de quem levar sua própria comida à bordo.
  • Cobrar para acessar o website da empresa.
  • Cobrar para usar o chek-in do aeroporto. Quem não fizer chek-in pelo site pode pagar outra taxa para fazê-lo no aeroporto.
  • Sobretaxar métodos não preferíveis de pagamento (tudo o que não seja dinheiro vivo).
Aproximadamente 20% do lucro de €2,942 milhões (€598 milhões exatamente) vem de cobranças alternativas ao preço da passagem aérea. A revista britânica Holiday Which? classificou a empresa como pior inimigo do consumidor este ano por cobrar por itens opcionais inéditos.

Em Junho do ano passado seu presidente Michael O'Leary delcarou à imprensa alemã que sua business class não terá reduções de custo, ao invés, segundo literalmente disse, terá "camas e boquete". Constrangida, a tradutora recusou-se a interpretar o termo chulo e ele não satisfeito ainda insistiu se não havia palavra em alemão que traduzisse o vocábulo infeliz.Confira no vídeo abaixo.



Imaginem como devem sentir-se valorizados o funcionários da empresa. Além deste episódio a companhia também publicou um calendário no mesmo ano mostrando suas comissárias nuas. Quem voa sabe que, nessa profissão, lidar com o imaginário fértil do público sexualmente menos resolvido, constitui-se em desafio diário.

Pois é, quem acha que fica por aí a questão do pau-de-arara voador está enganado.
Além da iniciativa ter sido anunciada recentemente pela China Spring Airlines que também está estudando a opção, a Ryanair publicou uma enquete em seu website perguntando se o passageiro aceita voar de pé.

A estratégia para convencê-lo a clicar SIM é muito inteligente. A pergunta é se você aceita a voar de pé grátis. Depois perguntam se você voaria de pé por 50% de desconto. E por fim querem saber se você gostaria que os passageiros tivessem esta opção como acontecem nos trens e ônibus (convenhamos: que comparação triste).

Obviamente alguém que lhe cobra pelo papel higiênico nunca irá oferecer-lhe o vôo gratuitamente. Quanto aos 50%, lembram-se do bilhete estudantil? Assim que foi implementado o preço da entrada dobrou para que as entradas estudantis fossem vendidas por 50%. Trocamos o seis pelo meia dúzia e ainda lucraram com quem não é estudante.

Uma vez que o passageiro incauto clicar sim estará endossando a iniciativa da empresa. Ao fazê-lo dará ferramentas para pressionar a regulamentação aeronáutica internacional a ceder nas suas normas básicas de segurança.

Internacionalmente é proibido o transporte de pessoas em qualquer vôo durante pousos e decolagens e durante situações de instabilidade de vôo por motivos óbvios de proteção à vida.

Quanto a minha opinião de passageiro já me decidi. Só vôo com a Ryanair quando o senhor O'Leary empregar seus parentes imediatos como tripulantes.

E você? Quer voar de pé?

clique aqui e responda à enquete da empresa

3 comentários:

Anônimo disse...

[ Riso ]
Putz... com tanta taxa assim... low-cost só quando ela alçou seus primeiros vôos!


Muito bom o blog!!!

Aline Lima disse...

Não, obrigada... já voo em pé e não é nada mole, hehehe

Anônimo disse...

Nossa..eu acompanho os deslizes desse "doente", mas nunca havia lido uma comentário tão articulado, a respeito dessa empresa..Parabéns
Abçs
Nelson