sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia Nacional dos Emirados

Pois é brasileiros e brasileiras, o Quatro de Julho emirati também tem festa! Ontem dia 2 de Dezembro, um marco na história desta terra, foi comemorado o dia da unificação das sete tribos para formação dos Emirados Árabes Unidos sob a iniciativa do Sheik Zayed Bin Sultan Al Nahyan. Mas as festividades não param por aí. O calendário local segue até dia 11 de Dezembro e inclui entre shows, revoada de ultraleves, passeatas de barcopelo Creek (rio ao redor do quala cidade se desenvolveu), de carro e a pé lideradas pelo Sheik Mohamed em pessoa e pirotecnia, também a isenção de cobrança pelo estacionamento nas vias públicas por uma semana. No aeroporto a decoração com as bandeiras em branco preto vermelho e verde, cores dos Emirados Árabes Unidos, ficou muito bonita. Onde quer que você vá, terá de passar sob arcos feitos de balões das mesmas cores, ornamentados com fitas e plumas coloridas e fotos dos Sheiks.


Até a polícia de Dubai está em clima de festa. Aqui eles são conhecidos como super nacio- nalistas, cada um deles ostenta pelo menos uma foto do Sheik no verso do crachá ou em forma de bottom na lapela, agora então aproveitando a ocasião especial eles colocam ao redor do pescoço uma espécie de cachecol com as cores nacionais e as fotos dos Sheiks de Dubai e Abudabi nas pontas. Como o protocolo não permite que os policiais sejam fotografados eu não pude documentar, porém um deles foi designado para fazer às vezes de anfitrião no saguão do aeroporto e servir café árabe com tâmaras no lounge de embarque então pude flagrar este momento, posando para foto ao lado do oficial vestido na tradicional candura (roupa branca árabe).


A minha motoca também entrou na festa, como já é vermelha decorei com uma bandeirinha dos Emirados que combinou bem. Os emiratis adoram desfilar seus carros, na maioria SUV's (Sport Ultility Vehicles) ou aqueles trambolhos que circulam também la no Brasil que mal cabem nas ruas. A variedade de decoração é impressionante teve gente que pichou o próprio carro com tinta spray. Não estou falando de Fusquinha velho ou Chevette, o povo aqui picha Mitsubishi Pajero, Toyota Prado, Hummer, Land Hover e Mercedes. Fotos do Sheik é que não faltam.


O trânsito durante as festas foi motivo de polêmica. A colocação destas fotos até no pára-brisa dianteiro levou a polícia de Dubai a apreender em um mesmo dia 300 veículos que tinham a visibilidade do motorista comprometida pela decoração, placa ocultada, dirigiam perigosamente, realizavam carreatas não autorizadas obstruindo o tráfego. A notícia em inglês está no Gulf News. A legislação de tráfego aqui também prevê sistema de pontos na carteira e as multas para estas infrações variam de R$100,00 a R$ 1.000,00.

A postagem sobre a novela da carteira de motorista vai ficar pra próxima, novamente. Assim é possível informar mais detalhes para quem tem buscado neste site algumas dicas de sobrevivência nesta AMAZING! City.

Nenhum comentário: