domingo, 14 de dezembro de 2008

Liberdade de Dirigir (A Saga da Carteira de Motorista Parte I)




Como prometido, contarei a aventura de se tirar carteira de motorista nos UAE.

Tudo começou no dia em que um colega brasileiro, menos esclarecido resolveu arrumar briga com o transporte da empresa. O iluminado cidadão, se achando um europeu de estirpe superior, discutiu com o motorista da van que nos transporta para o trabalho. Como de praxe nos barraqueiros da nossa nacionalidade, o patrício estava errado. Mesmo assim ele ofendeu o motorista, e etilizado o ameaçou. O pobre "golimar" (apelido carinhoso que nós brasucas atribuímos aos nativos do sul da Ásia) abaixou a orelha e obedeceu, mas estava o colega enganado se isto ficaria assim. O corporativismo golimar aqui pega pesado. Eles pegaram tamanho ranço dos funcionários do Grupo Emirates, e principalmente dos brasileiros (Porque aqui tudo se credita à nacionalidade do cidadão, "_Ah! Tem joanete? Talvez porque seja Marroquino!". "_Crise de soluço? Só podia ser chinês!") que começaram a retaliar. No outro dia viam-se vários funcionários correndo atrás da van enquanto a mesma fechava as portas antes da hora e saia acelerando à velocidade do som.

Eu mesmo corri umas poucas vezes, e sem alternativa, apelei pro serviço clandestino. Sim caros leitores, Dubai também tem lotação. As minhas despesas acabaram encarecendo e então resolvi partir pro "independência ou morte" mais cedo do que o planejado, e para minha sorte porque nem sabia o que estava por vir.

Lá vou eu para o balcão do shopping, onde vários driving centers competem pelos novos alunos, levantar informações sobre a conversão da carteira de motorista brasileira para o documento local. Descobri que não é possível, somente cidadãos de poucos países podem fazê-lo. Como era de se esperar, USA, Inglaterra e outros desta lista:

  • Australia
  • Austria
  • Bahrain
  • Belgium
  • Canada*
  • Cyprus*
  • Czech Republic*
  • Denmark
  • Finland
  • France
  • Germany
  • Greece*
  • Iceland
  • Ireland
  • Italy
  • Japan*
  • South Korea*
  • Kuwait
  • Luxembourg
  • Netherlands
  • New Zealand
  • Norway
  • Oman
  • Poland*
  • Portugal*
  • Qatar
  • Saudi Arabia
  • Singapore
  • Slovakia*
  • South Africa
  • Spain
  • Sweden
  • Switzerland
  • Turkey*
  • United Kingdom
  • United States

Nota: Se tiver carteira de motorista de um destes países, porém não tiver passaporte de lá você não terá a carteira reconhecida. O que importa não é a sua habilidade de dirigir e sim o status que a sua nacionalidade lhe atribui. Confira no link http://www.dubaifaqs.com/driving-licence-exchange-UAE.php. Se segundo o DataSUS o número de acidentes de trânsito fatais no Brasil em 2005 foi de 35.100 comparado aos 43.442 dos Estados Unidos no mesmo ano. Então porque eu reles terceiro mundista devo passar por todo este sufoco enquanto o Tio Sam bota uma graninha na mão dos habibs e sai cantando os pneus do seu Corvette?

Optei pela motocicleta por várias razões, uma delas é o número menor de aulas (16 contra 40 dos automóveis) então descobri que as aulas de moto ao em um pátio especial e que os driving centers só tem em suas matrizes. Isto me obrigou a optar por um driving center perto de casa. Este ai da foto. A questão é que eu vivo em um distrito industrial onde além dos armazéns e indústrias ficam os labour camps e company acomodations (os primeiros para trabalhadores da indústria e construção, os segundos para os do turismo aviação e serviços). Onde é que eu fui amarrar meu camelo!

Oito horas da manhã e mal abriu o estabelecimento a fila já ta enorme, aquela galera vestindo sharwanis (túnica típica do Paquistão) ou turbantes e (desculpem-me se parecer preconceito, mas o meu olfato não mente) uma tremenda catinga. Olha, depois desta fila eu pago pra entrar nas da prefeitura de SP ou do SUS sem reclamar. Dizem que a memória olfativa é a mais marcante, pois a minha remeteu-me à única fila com semelhante odor que eu já presenciei, a fila do sopão FEESP no centro de São Paulo. Ao abrirem as portas retirei uma senha e sentei-me. Número 180, aí pensei "_O teste de paciência vai ser dos grandes". Ao ser chamado após duas horas de espera entreguei passaporte, cópia do visto, identidade funcional e me matriculei. "_É só isso?" Perguntei. Uma jovem senhorita em uma abaia preta me respondeu que ainda não e pediu-me para tirar uma nova senha para o caixa. Lá vou eu de novo apertar o botãozinho. Número 125 desta vez, para dois guichês e o aroma apertando. Mais uma hora pra pagar e nova pergunta: "_É só isso?" "_Não" Respondeu-me um homem de turbante. Faltava ainda marcar as aulas. "_Tem fila? Perguntei. "_Não" Respondeu-me, e logo completou, "_O próximoo!"La vou eu feliz achando que poderia voltar pra casa quando constatei que não tinha fila mesmo. Na verdade era uma aglomeração, melhor se fosse fila. Saí de lá com as 16 aulas marcadas às 4 da tarde. Pra pegar o expediente aeroportuário as 6. Ninguém merece!

Aula numero 1. O instrutor, com uma farda verde oliva(Na foto ao lado os instrutores usam a versáo azul calcinha. Preste atenção nos tipos que ensinam o povo daqui a dirigir!) mandou a gente sentar na moto e ligar ai ficamos dando voltas no pátio, durante o verão às 11 da manhã, com um calor de 45 graus por duas horas. Também não havia outro horário, a não ser que eu marcasse pra daí a dois meses. Daí passei a entender melhor o slogan da casa: Al Ahli Driving Center – The Best Never Rest…Never rest mesmo! Saindo do forno pra casa e depois para o aeroporto sem parar pra puxar 10 horas de expediente ninguém descansa...rsrsrs.

Continua na próxima postagem…



3 comentários:

Ana disse...

Aquele de azul é o Bim Ladi?? kkkkkkk
A Lib Lincou o seu blog, e eu gostei daqui.
Adoro tudo que fala a Emirados Arabes.O Povo que vem daí, vem tão ingomadin, da noção que se trata de um país nada caloroso, muito pelo contrario um clima fresco primavera de ruas floridas e lagos xeidi patinhos nadando huahauhaua
Gostei do seu blog.E nuss tira carteira é mó tédio té na china mesmo hahuahuahua
Grande Abraço

Ana disse...

Sim!!!O Blog dela é baguá hehehe
Mas o seu tbm super massa.
Que bom que tu gostou do meu xeidi vida blog hehehe
Adorooo blogs
bjim bjim

Ana disse...

hehehe sim ela viu sim kkkk
Se não me engano ela comentou, se não no blog mas por email kkkk
Muito massa o joguinho néh
Vc jogou?
Bjim